4 CURIOSIDADES: JOGOS VORAZES X DIVERGENTE


   
 É fato que séries e filmes onde um futuro distópico é retratado fazem sucesso entre o publico, algo comprovado com os números exorbitantes alçados com bilheteria. A chave desse sucesso pode ser a identificação que o público tem com o protagonista que quase sempre segue o mesmo ritual: vive em um dilema para salvar a si mesmo e as pessoas que amam contra um sistema que oprime os que não estão alinhados aos interesses do sistema vigente, controlado financeiramente ou fisicamente (uma clara alusão ao cenário que o mundo se encontra atualmente). Outro fator crucial para essa empatia do público com o protagonista se deve ao fato de que alguns acontecimentos retratados (mesmo sendo fictícios) possuem alguma chance de acontecerem em um futuro próximo. 

A franquia de filmes Jogos Vorazes protagonizada pela queridinha de Hollywood Jennifer Lawrence, junto com a não menos importante Shailene Woodley (protagonista da franquia Divergente) retrata muito bem o que foi dito acima, por isso listamos abaixo 4 curiosidades e semelhanças que essas franquias possuem entre si:

1-EMPONDERAMENTO FEMININO


 Igualdade de gêneros é um clamor antigo, desde o passado várias mulheres têm lutado para assegurar seus direitos em sociedade. Em uma Hollywood onde o salário entre atores e atrizes tem uma diferença exorbitante, ter duas atrizes protagonizando franquias que são sucesso de bilheteria é algo extremamente relevante, e se elas arriscam suas vidas lutando com tanta garra e determinação para proteger seus entes queridos, melhor ainda!


2- ADAPTAÇÃO DE TRILOGIA


Ambos os filmes são adaptações de trilogias literárias. A saga Jogos Vorazes deriva da série de livros escrita pela americana Suzanne Collins, a primeira obra da trilogia foi lançada em 2008. Divergente é uma adaptação da trilogia de mesmo nome escrita pela estadunidense Veronica Roth, o primeiro livro foi lançado em 2011.


3-  ESCRITORAS BEM PAGAS


As duas franquias são sucesso de venda tanto nos livros quanto nas bilheterias, gerando impacto diretamente no bolso das autoras. As duas figuraram na lista dos autores mais bem pagos de 2015 da conceituada revista de negócios Forbes. Veronica Roth aparece na terceira colocação faturando US$ 25 milhões, já Suzanne Collins aparece na décima primeira colocação faturando US$ 13 milhões. Um fato curioso é que as duas estão na frente do autor George R.R. Martin, autor dos livros que deram origem a série Game of Thrones, uma das mais badaladas do momento.


4- AMBAS PRODUZIDAS PELA LIONSGATE


Coincidentemente ou não, as duas franquias que possuem o enredo semelhante em alguns pontos são produzidas pela mesma produtora, a Lionsgate (produtora também da franquia de filmes de horror jogos mortais).

E ai, qual das duas franquias você prefere?
Se tiver gostado do post, aguarde um especial falando sobre quatro diferenças entre as duas franquias.
Compartilhe no Google Plus

Gadibi

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. Parabéns pela publicação! Gostei muito da comparação entre as duas obras em relação aos livros e aos filmes. Eu realmente gosto de distopias e mal posso esperar para a próxima postagem. Grande abraço para você, continue escrevendo. Sucesso!
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, adorei! Tenho os livros na minha lista de favoritos e o que mais me chama a atenção é a garra das personagens.
    Sthefanne Araujo - Blog Perdi Meus Óculos

    ResponderExcluir